Pular para o conteúdo

Colágeno – tudo a respeito!

ColágenoO colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele. Esse nutriente é produzido naturalmente pelo corpo, mas pode ser encontrado em alimentos e suplementos alimentares como o colágeno hidrolisado.

Devido o grande sucesso, o colágeno hidrolisado é usado largamente pelo púbico feminino. E, para acompanhar a demanda, as opções de produtos prontos com colágeno hidrolisado também aumentaram bastante.

Os benefícios do colágeno são é apenas para a pele, essa proteína também é muito importante para outros tecidos como para a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações, melhorando a sua saúde.

A falta de colágeno no corpo pode acarretar em vários sintomas, tais ele são:

  • Aparecimento de estrias;

  • Diminuição da espessura dos fios de cabelo;

  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele;

  • Pele fina e desidratada;

  • Surgimento de rugas e de linhas de expressão;

  • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

Por isso, se o indivíduo possui alguns desses sintomas, é necessário começar a tomar suplementos a base de colágeno hidrolisado para balancear os níveis de colágeno no corpo.

Dermatologistas e até nutricionistas orientam que os produtos ricos em colágeno devem fazer parte de pessoas a partir dos 50 anos de idade, quando ocorre uma redução drástica na produção de colágeno, o que ao longo do tempo leva a uma aparência cada vez mais envelhecida.

Além disso, pessoas que acabaram de fazer cirurgia de rinoplastia, lipoaspiração ou qualquer outro tipo de cirurgia plástica é aconselhável tomar colágeno para melhorar e acelerar a cicatrização.

Mas é muito importante começar a suplementação desse nutriente somente com um acompanhamento médico, pois muitos suplementos de colágeno hidrolisado apresentam uma combinação de diferentes aminoácidos, vitaminas e minerais.

Veja o que o Dr. Rey fala sobre o colágeno:

Alimentos ricos em colágeno

Como falado no começo do artigo, é possível encontrar essa proteína em alguns alimentos. Carnes vermelhas, brancas e gelatina são ricos em colágeno e podem melhorar seus níveis no organismo.

Mas para absorver o colágeno dos alimentos, é necessário que você consuma alimentos ricos em vitamina C, como kiwi, morango, mamão laranja e abacaxi, na mesma refeição, pois eles potencializam a absorção do colágeno em 8 vezes, conferindo assim resultados melhores na redução da flacidez.