Pular para o conteúdo

5 benefícios da musculação para a saúde

Os benefícios da musculação vai muito além de aumentar a massa muscular e definir o corpo, ela reúne uma série de benefícios para quem a prática de forma regular e correta.

Apesar do aumento de pessoas que buscam alguma atividade física, o sedentarismo ainda é muito grande aqui no Brasil e a musculação pode ser uma ótima alternativa para quem busca sair dessa zona de risco que é o sedentarismo.

O motivo é que a prática regular de musculação pode proporcionar para sua saúde diversos benefícios, alguns deles citaremos nesse post. Veja:

1- Melhora a postura

Melhora da posturaUm dos grandes benefícios da musculação é melhorar a postura, principalmente para aquelas pessoas que ficam horas sentado durante o trabalho ou no carro, curvado sobre computadores e volantes.

Além disso, uma boa postura passa impressão de seriedade, confiança e autoestima, por outro lado, a má postura pode transmitir tristeza, baixa autoestima e indignidade.

Mas para que você aproveite esse benefício da musculação é necessário ter atenção em sua postura quando fizer os exercícios de musculação. Pois uma postura incorreta no exercício pode levar a algumas dores e piorar ainda mais a sua postura.

Exatamente por isso é muito importante solicitar ajuda de um profissional para ter mostrar a postura correta para executar o exercício.

2- Fortalece os músculos

Ter músculos fortalecidos é muito importante porquê eles ajudam a melhorar o condicionamento aeróbico, protege os ossos e articulações e melhora o metabolismo, além de que os músculos são fundamentais para a funcionalidade do organismo.

O fortalecimento dos músculos é uma forma de trabalhar as fibras que já existem. E praticar musculação focando no peso pode ajudar os músculos ganharem mais força e resistência.

Mas, é bom destacar que ter músculos grandes não é sinônimo de forte. Isso porquê o tamanho dos músculos não está necessariamente ligado à força muscular.

3- Melhora a circulação sanguínea

Melhora a circulação sanguíneaTer uma má circulação é caracterizada pela dificuldade do sangue passar pelas veias ou artérias.

Infelizmente, a má circulação ainda é muito comum entre as pessoas devido o sedentarismo. Alguns casos de má circulação podem ser hereditários e se manifestar constantemente.

A má circulação afeta o mal funcionamento do corpo todo e pode trazer problemas como pés e mãos frias, inchaço das pernas e pés, dor e cansaço nas pernas, pele seca e escamosa, sensação de formigamento nas pernas e varizes.

Além disso, a má circulação pode trazer problemas para a vida sexual como a impotência sexual e a ejaculação precoce que é quando o indivíduo tem ereções muitos rápidas. Por isso para quem busca um aumento peniano é muito importante melhorar a circulação sanguínea.

E praticar musculação é uma ótima forma de melhorar a circulação e consequentemente acabar com todos esses problemas causados pela má circulação.

4- Melhora o sistema imunológico

Um dos principais benefícios da musculação é, sem dúvida, a melhora do sistema imunológico.

Caso você não saiba, o sistema imunológico tem a finalidade de proteger o nosso organismo dos agentes nocivos, evitando as doenças. Os nossos órgãos internos são revestidos de membranas e pele dando maior segurança ao nosso corpo, porém agentes “do mal” são capazes de ultrapassar essa proteção, invadindo o nosso sistema.

E praticar musculação ajuda no aumento do sistema imunológico e consequentemente evitar uma série de doenças, gripes e resfriados. O fato é que a prática da musculação funciona melhor do que uma vacina ou algum medicamento para gripes e resfriados.

Além da musculação, existem outras maneiras eficazes de melhorar o sistema imunológico, para saber mais acesse:

https://www.tuasaude.com/como-aumentar-o-sistema-imunologico/

5- Promove a sensação de bem-estar

Promove a sensação de bem-estarAssim como outras atividades físicas, a musculação libera no sangue alguns hormônios do prazer, como a endorfina.

Esses hormônios promovem a sensação de prazer e bem-estar e são ótimos para o combate da ansiedade e depressão.

Além de melhorar a estabilidade emocional e o humor, a musculação gera uma interação social necessária para combater a sensação de solidão, uma vez que é preciso se deslocar para ir até a academia, reduz a insônia, a tensão e os níveis de estresse.

Portanto, para quem busca melhorar a saúde mental, praticar musculação é uma ótima e potente alternativa.

Recomendamos que leia também: Benefícios da melancia para a saúde