Pular para o conteúdo

Benefícios da melancia para a saúde

Além de deliciosa, a melancia é uma fruta rica em benefícios para a saúde. Ela é composta de 92% de água e 6% de açúcar.

A fruta é muito consumida em regiões secas do continente africano pois cerca de 92% do seu conteúdo é de água.

Além disso, muitos locais fazem uso da casca e das sementes de melancia. Com a casca, pode ser feito conservas e as sementes assadas são consumidas pelos povos do Oriente Médio. Os indianos, por exemplo, preparam pão com uma farinha feita a partir das sementes de melancia.

100 gramas da fruta equivale a 30 calorias. A fruta é um excelente fonte de vitamina C, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, ácido pantotênico, vitamina B6, biotina, ácido fólico, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, cobre e boas quantidades de carotenoides.

Além disso, a melancia é carregado de propriedades antioxidantes e anti-inflamatória.

Benefícios

A melancia reúne alguns benefícios para a saúde sexual. Ela, por exemplo, é capaz de combater a disfunção erétil, ou seja, o consumo de melancia traz os mesmos benefícios de um remedio para aumentar o prazer feminino e masculino, mais o melhor – sem efeitos colaterais, ou seja, sem riscos à saúde.

Isso é possível devido o óxido nítrico gerado a partir da ingestão de melancia. O óxido nítrico promove o relaxamento da musculatura dos vasos sanguíneos, o que aumenta o aporte de sangue para o pênis e para a vagina. Tudo isso faz aumentar a libido (prazer).

Além disso, estudos feitos nos Estados Unidos mostrou que a melancia também é eficaz para quem sofre de ejaculação precoce. Isso porquê ela ajuda manter o prazer durante as ereções fortalecendo o poder masculino de ereção.

A melancia ainda ajuda emagrecer, isso porquê ela é pobre em calorias e rica em nutrientes essenciais para a saúde, ou seja, tudo que uma pessoa em dieta precisa para emagrecer. Estudos realizados na Europa mostrou que o consumo regular da fruta ajuda o corpo a driblar a vontade de comer doce, o que faz a fruta ser ainda mais importante para quem busca emagrecer.

Mas os benefícios da melancia não para por ai, ela também auxilia na prevenção e no combate ao câncer. Isso porquê devido seu grande poder antioxidante que apresenta quantidades significativas de licopeno, betacaroteno e vitamina C.

Diversos estudos já demonstraram que o consumo regular da melancia ajuda prevenir câncer de mama, endométrio, próstata, pulmão e cólon.

Por se um diurético natural faz a melancia ser um ótimo alimento para os rins. Isso porquê eliminar urina é bom para os rins e para todo o organismo, já que dessa forma é possível se livrar de bactérias, resíduos e outros xenobióticos.

A melancia também é ótima para o coração, o motivo é que a fruta reduz a pressão arterial que, quando alta, consiste em um importante fator de risco para as doenças cardíacas.

O canal do Youtube Saúde na Rotina listou 15 motivos para comer melancia. Veja:

Gostou? Compartilhe!